Entrevista: Nilson Fujisawa, Presidente e Fundador da LineUp
Presidente e Fundador da LineUp, Integradora de Sistemas para Mídia Digital, fala sobre a trajetória da empresa e faz uma previsão das tendências do mercado de broadcast.
Por Keila Marques
Com uma longa trajetória no mercado broadcast, Nilson Fujisawa construiu uma carreira sólida dedicada à engenharia de televisão. Em 1991, fundou a LineUp para fazer a manutenção de equipamentos profissionais de áudio e vídeo da Sony. Posteriormente, o empresário expandiu a atuação, especializando-se em Integração e Engenharia de Sistemas, Projetos, Instalação, Cabeamento, Venda de Equipamentos, Revenda Autorizada e Assistência Técnica Autorizada.
Atualmente, a empresa está entre as principais integradoras de sistemas de áudio e vídeo para o mercado brasileiro de Mídia Digital. A LineUp tem um portfólio repleto de projetos para emissoras de TV, produtoras, universidades, unidades móveis, eventos esportivos e empresas de telecomunicação em todo o território nacional. Mais recentemente, países da América Latina e da África também entraram para lista de destinos atendidos pela equipe especializada de Fujisawa.
Ao longo desses 29 anos, a empresa foi responsável pela implantação da DirecTV DTH, em 1996, na cidade de Barueri (SP); a participação na Copa do Mundo da França, em 1998, como parte da equipe técnica do SBT SP e da ESPN Brasil; a sede da atual Fox Sport, localizada na Barra da Tijuca (RJ), em 2016; e a atualização de mais de 37 emissoras afiliadas da TV Globo.
Para atender estes grandes players da indústria de mídia televisiva, a LineUp oferece assistência técnica autorizada e especializada de fabricantes à altura, como Sony, FOR-A, JVC e AEQ. Ao se dedicar a estes clientes e fabricantes da indústria, Fujisawa adquiriu conhecimento e experiência, além de conquistar amigos e muitas histórias para contar. Na entrevista a seguir, Fujisawa conta um pouco da jornada da empresa e faz uma previsão das tendências do mercado de broadcast que, segundo ele, irão se estabelecer nos próximos anos.
Panorama Audiovisual: Como começou a LineUp?
Nilson Fujisawa: A LineUp foi inaugurada em janeiro 1991, com a prestação de serviços de manutenção para equipamentos profissionais de áudio e vídeo da Sony utilizados por produtoras de São Paulo. Dois anos depois, ampliamos a oferta de serviços para atender um novo nicho de mercado: as emissoras de TV. A partir daí, passamos a fazer manutenção de sistemas de áudio, vídeo e, também, de comunicação para produtoras de vídeo e emissoras de TV de todo o País.
Em 2001, agregamos mais uma área ao nosso portfólio, de revenda de equipamentos e sistemas, como parceiros da Sony Professional do Brasil no atendimento ao mercado nacional. Hoje, somos a única empresa do mercado profissional que possui uma Assistência Técnica própria para reparos de equipamentos profissionais de áudio e vídeo e estamos investindo na infraestrutura do nosso laboratório, atendendo a Sony Professional, JVC Professional, FOR-A, NTT High End Codecs, LEADER Instrumentos, entre outras marcas das quais somos revendedores.
PAV: Atualmente, quais são os principais parceiros tecnológicos da LineUp, que é uma das principais integradoras de sistemas do Brasil?
Nilson: Somos uma Integradora completa para os mercados de Rádio, TV e Mídias Digitais. Temos equipes de pré-vendas técnicas, vendas e logística e pós-vendas, além de uma equipe especialista em Engenharia de Sistemas. Nossos principais parceiros tecnológicos são: Aveco Automation, FOR-A, Harmonic Video, JVC Professional, AEQ, SSL- Audio, LEADER Instrumentos, NTT Encoders, VITEC Codecs, IBM/TECHDATA-Aspera, Ecodigital-Diva Archive, Tedial-MAM, MOG Ingest and End to End Solutions e SONY Professional.
PAV: A LineUp tem expandido seus negócios, atendendo clientes além do território brasileiro. Quais são os principais países e mercados no exterior?
Nilson: Iniciamos um projeto para uma rede de Rádio, TV e Mídias Digitais, em janeiro de 2019, na África do Sul, e, agora, estamos fazendo integrações de projetos com parceiros tecnológicos na América do Sul. Para os próximos anos, temos planos de atender projetos especiais fora do mercado brasileiro como integradora de soluções.
“Para os próximos anos, temos planos de atender projetos especiais fora do mercado brasileiro como Integradora de Soluções”.
PAV: A propagação do coronavírus mudou a rotina nas emissoras de TV. Como a LineUp planeja oferecer serviços de Treinamento Técnico e Operacional, Consultoria e Integração de Sistemas?
Nilson: Passamos a oferecer atendimento virtual desde o primeiro caso detectado no Brasil, pois boa parte dos trabalhos pode ser realizada via internet. Alguns casos específicos precisaram ser adiados, como manutenção eletrônica, instalações de sistemas, site survey, etc.
PAV: A pandemia do COVID-19 intensificou o uso do streaming em diversas plataformas. A LineUp já sentiu o impacto desse aumento? Como tem contribuído com seus clientes?
Nilson: Já sentimos, sim, de imediato. Os clientes solicitaram orçamentos e, devido à urgência, alguns até equipamentos com modalidade de empréstimo – são os codecs de vídeo, TVU, IBM-Aspera, assim como as soluções de TV Anywhere. Neste tempos especiais de COVID-19, no qual os produtores de conteúdo como Netflix e Globo necessitam reduzir o tráfego de dados/mídia para evitar um colapso na internet, é justificável que você configure o seu sistema de output em 1080i ou 720p, que possui uma boa qualidade e certamente deixará os telespectadores igualmente satisfeitos. Os conteúdos FULL HD HDR oferecem uma qualidade boa para assistir filmes e seriados.
PAV: A produção remota, virtualização e o IP já são realidade nos principais broadcasters mundiais, mas como vocês estão preparados para atender esta demanda dos clientes?
Nilson: Estamos preparados para atender as demandas com trabalho em conjunto com os fabricantes-parceiros e a própria engenharia dos clientes. Neste momento, o nosso mercado de Rádio, Televisão e Mídias Digitais estão fazendo a atualização tecnológica para otimizar e minimizar os custos operacionais, com isso as produções remotas, central cast, virtualizações, nuvem e a infraestrutura de Rede para distribuição de Mídia sobre IP é uma importante atualização tecnológica.
“Neste tempos especiais de COVID-19, no qual os produtores de conteúdo como Netflix e Globo necessitam reduzir o tráfego de dados/mídia para evitar um colapso na internet, é justificável que você configure o seu sistema de output em 1080i ou 720p, que possui uma boa qualidade e certamente deixará os telespectadores igualmente satisfeitos”.
PAV: Como está o panorama da produção 4K entre os seus principais clientes?
Nilson: Estamos fornecendo soluções de captação e edição para as produções 4K de nossos clientes de Pro-AV da LineUp há mais de quatro anos. O que está acontecendo agora é que as câmeras com 4K Nativo Pro-AV são mais recentes, assim como as produções 4K Broadcast já vêm sendo produzidas pelas produtoras e as emissoras cabeças de rede. A LineUp sempre participou com soluções, como processadores, monitoração, conversor up/down, switcher KVM, switcher de vídeo e outras soluções do ambiente de produção. Nestes últimos anos estamos passamos a oferecer os codecs de vídeo 4K com NTT e demais parceiros.
PAV: Em momentos de crise, os broadcasters precisam intensificar o jornalismo em tempo real. Como a LineUp pode ajudar, do ponto de vista técnico, a otimizar a ação das equipes de redação e externas?
Nilson: Somos revendedores da TVU Networks, que tem soluções de TV Anywhere para gravar e transmitir conteúdo via celular, tanto que tenho assistido muitas reportagens ao vivo por celular em sistemas multicast para o jornalismo. A equipe de redação já está com a interface para publicar estes conteúdos TV Anywhere a qualquer instante, assim como a equipe de recepção de sinais que entram no broadcast-center ao vivo.
PAV: Quais tendências tecnológicas a LineUp está trazendo para os clientes do mercado brasileiro?
Nilson: Trazemos as tendências tecnológicas sempre em duas etapas. A primeira é aquela que os clientes querem usar no momento, a segunda inclui os produtos que os clientes querem testar para criar conteúdos diferenciados em um futuro breve. Não envolve somente a qualidade de áudio, vídeo e metadados enriquecidos, mas também o fluxo de trabalho e a otimização operacional com o máximo de automações possível, fazendo um ‘mix’ com a parte humana e tecnológica. Tivemos solicitações de uma emissora de TV para testar um processador 8K para um evento e a FOR-A, marca da qual somos revendedores e tem esta solução. Por isso, estamos trabalhando para atender este cliente.
PAV: Como vê a evolução do mercado de broadcast nos próximos anos?
Nilson: Alto crescimento de áudio e vídeo através do celular em função da expansão do 4G/4G+ e 5G, alta demanda de reestruturação das emissoras de TV, aberta e a cabo, com novos Set-top box poderosos, inteligentes e com multimídia. Também vejo alta demanda de processos de produção Cross-Mídia na parte de redação, captação, pós-produção, playout, etc.; casos especiais de modelos de negócios fazendo ‘Revenue Share’ entre os produtores de conteúdo e os fabricante/integradoras em forma de contratos. Por fim, a consolidação de soluções mais acessíveis de sistema de Net TV para análise e processamento de cobranças de inserções comerciais, chamadas, vinhetas, etc.